Bolsa de Investigação Clínica GIS/MSD: Infecção por Gram-negativos multirresistentes

Exmos. Colegas, a crescente prevalência de infecções causadas por microorganismos multiresistentes é, reconhecidamente, um dos principais desafios actuais no âmbito dos cuidados de saúde.

Os gram-negativos representam uma parcela muito significativa deste problema, agravada pelo escasso leque de alternativas terapêuticas (particularmente difícil no contexto de resistência aos carbapenemos).

O evidente impacto da antibioterapia empírica inapropriada no prognóstico vital de doentes com infecção grave tem vindo a motivar a utilização de esquemas de antibioterapia de espectro cada vez mais alargado. Este tipo de atitude, compreensível em contexto de doença crítica, acarreta o risco de agravar a situação através do aumento da pressão de selecção.

Várias estratégias têm vindo a ser propostas com o objectivo de combater este problema e uma das mais amplamente aceites é a da criação de equipas de apoio à prescrição antibiótica (antibiotic stewardship). Recentemente foi tornada mandatória a implementação destas estruturas nos hospitais do SNS.

Neste contexto o Grupo de Infecção e Sepsis, em parceria com a MSD criou a Bolsa de Investigação Clínica GIS/MSD: Infecção por Gram-negativos Multiresistentes.

Esta tem por objectivo fundamental o apoio à investigação Nacional nesta área, criando conhecimento que possa ser útil para um processo de melhoria contínua de cuidados e, simultaneamente, construindo factor de motivação e valorização das equipas que se dedicam a esta temática.

Está lançado o desafio!


As candidaturas a este programa estão FECHADAS desde 30 de Dezembro de 2017. 

Agradecemos todas as candidaturas enviadas.

O Júri foi constituído pelos seguintes elementos:

Dr. Carlos Alves

Prof.ª Dr.ª Helena Ramos

Prof.ª Dr.ª Lurdes Santos

Dr. Paulo Mergulhão

Os vencedores desta Bolsa foram anunciados no 23.º Simpósio de Infecção e Sepsis:

RAPID PHENOTYPIC SUSCEPTIBILITY TESTING IN GRAM NEGATIVE BACILLI BACTEREMIA: A RANDOMIZED CLINICAL TRIAL

Autores: Nuno Pereira1,2;Raquel Duro1,;António Sarmento1,2;Acácio Rodrigues1,2; Cidália Pina-Vaz2

1-Centro Hospitalar São João;2-Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

E


ENTEROBACTERIACEAE MULTIRRESISTENTES: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE VIGILÂNCIA E CONTROLO IMPLEMENTADO NUM HOSPITAL TERCIÁRIO UNIVERSITÁRIO

Autores:Ana Constança Mendes1,2;Cláudia Santos1;Daniela Fonseca e Silva1;Ernestina Reis1;Júlio Oliveira1;Ângela Novais 2,3;Luísa Peixe 2,3

1-Centro Hospitalar do Porto;2-UCIBIO/REQUIMTE;3-Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto




EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a GIS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2016 GIS