Curso SEPSIS 2018

A sepsis e o choque séptico são um grave problema de saúde pública, constituindo uma das principais causas globais de morbi-mortalidade, comparável ao acidente vascular cerebral (AVC) e ao enfarte agudo do miocárdio (EAM).  Apesar  dos avanços clínicos das últimas décadas, a incidência da sepsis continua a aumentar cerca de 1,5% ao ano. Em Portugal, a sepsis adquirida na comunidade é responsável por 22% dos internamentos em unidades de cuidados intensivos, com uma mortalidade hospitalar global de 38%, quase três vezes superior à mortalidade por AVC e a mortalidade do choque séptico pode ser superior a 50%. 

A eficácia da terapêutica depende da rapidez da sua instituição pelo que o diagnóstico atempado e a implementação de protocolos terapêuticos adequados são fundamentais.

Reconhecendo a necessidade da abordagem precoce e sistematizada deste grupo de doentes, o Grupo de Infecção e Sépsis criou o  curso de infecção grave e sepsis que contou com várias edições por todo o país até 2014, altura em que deixou de se realizar por se considerar o seu conteúdo desactualizado. 

Este curso foi integralmente revisto e relançado em 2018 sob o título "SEPSIS 2018”, prevendo-se uma actualização permanente dos seus conteúdos a cada edição.  

É um curso dirigido primariamente a internos complementares e especialistas da área hospitalar e tem como objectivo primordial a revisão e actualização de competências no diagnóstico e optimização terapêutica dos doentes com sépsis.

O curso é constituído por palestras  temáticas com revisão de conceitos fundamentais de identificação e tratamento destes doentes e por casos clínicos interactivos, que constituem a maioria da sua carga horária, com o intuito de permitir a discussão mais directa com diversos especialistas nacionais com amplo reconhecimento na matéria.

A próxima edição do Curso Sepsis 2018 realiza-se nos dias 13 e 14 de Dezembro de 2018 no Hospital de Vila Franca de Xira.

Valor da inscrição: 220 Euros

PROGRAMA

CARTAZ

 

Para mais informações e inscrição enviar  e-mail para gis@gis.pt

EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a GIS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2016 GIS