O Grupo de Investigação e Desenvolvimento em Infeção e Sepsis - GIS-ID - existe formalmente desde Janeiro de 2003. Foi constituído para preencher uma lacuna nessa área, tão importante na prática clínica de todos os médicos, de promoção e divulgação de investigação na área da Infeção e da Sépsis.

A sua atividade passou por diferentes fases: Inicialmente foi centrada no Simpósio de Infeção e Sepsis, foi-se diversificando ao longo dos anos, com a realização regular de cursos sobre temáticas direta ou indiretamente associadas à sépsis (sépsis e infeção grave, via verde sépsis, terapêutica antibiótica, nutrição do doente crítico), a publicação de uma revista (Revista de Infeção e Sepsis), a parceria com diferentes instituições, incluindo a DGS, para a promoção social do uso responsável de antibióticos, o desenvolvimento de áreas de investigação (com a promoção de estudos multicêntricos e apoios à publicação). Nos últimos anos foi lançada uma plataforma de formação em Stewardship de antibióticos e Controlo de Infeção que veio suprir a necessidade de formação nessa área.

A integração de meios informáticos e de ensino em B-Learning permitiu chegar a mais pessoas e garantir acesso a formação a todos os colegas, independentemente de área geográfica em que trabalhem.

O grupo tem vindo a crescer progressivamente ao longo dos anos, com a entrada de novos associados. Mas mantém-se fiel aos seus princípios orientadores, de promoção do conhecimento da sépsis e da infeção grave.

Mantém um Simpósio anual, atualmente de carácter internacional, promovido em conjunto com a Fundacion Codigo-Sepsis de Espanha. De salientar que em 2022 se organiza já o 27º ISS, sendo uma das organizações mais antigas nesta área na Europa.

Os nossos cursos procuram também manter os mais elevados standards pedagógicos, sendo promovida a participação individual com a metodologia de clinical problema solving, com casos adaptáveis à discussão clínica, para promoção do raciocínio clínico individual.

Salientamos também o desenvolvimento de atividades viradas para os alunos universitários e médicos recém-licenciados, para suprir carências sentidas por esses colegas.

Atualmente o Grupo encontra-se numa fase de crescimento sustentado, norteado pelos mesmos princípios, dando resposta às necessidades sentidas pela comunidade médica e pela sociedade. Planeamos continuar o processo de internacionalização, não só na formação e através do Simpósio, mas também na participação e promoção de estudos multicêntricos.

Contamos com a iniciativa e colaboração dum número crescente de associados os quais contribuem para o desenvolvimento do Grupo e para que a Infeção grave e a Sépsis sejam cada vez mais bem tratadas em Portugal inteiro.

Pela Direcção
 

EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a GIS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2022 GIS