Grupo de Investigação e Desenvolvimento em Infeção e Sepsis

protective-suit-g2b9e75daa_1920

O Grupo de Investigação e Desenvolvimento em Infeção e Sepsis – GIS-ID – existe formalmente desde Janeiro de 2003. Foi constituído para preencher uma lacuna nessa área, tão importante na prática clínica de todos os médicos, de promoção e divulgação de investigação na área da Infeção e da Sépsis.

A sua atividade passou por diferentes fases: Inicialmente foi centrada no Simpósio de Infeção e Sepsis, foi-se diversificando ao longo dos anos, com a realização regular de cursos sobre temáticas direta ou indiretamente associadas à sépsis (sépsis e infeção grave, via verde sépsis, terapêutica antibiótica, nutrição do doente crítico), a publicação de uma revista (Revista de Infeção e Sepsis), a parceria com diferentes instituições, incluindo a DGS, para a promoção social do uso responsável de antibióticos, o desenvolvimento de áreas de investigação (com a promoção de estudos multicêntricos e apoios à publicação). Nos últimos anos foi lançada uma plataforma de formação em Stewardship de antibióticos e Controlo de Infeção que veio suprir a necessidade de formação nessa área.

A integração de meios informáticos e de ensino em B-Learning permitiu chegar a mais pessoas e garantir acesso a formação a todos os colegas, independentemente de área geográfica em que trabalhem.

O grupo tem vindo a crescer progressivamente ao longo dos anos, com a entrada de novos associados. Mas mantém-se fiel aos seus princípios orientadores, de promoção do conhecimento da sépsis e da infeção grave.

Mantém um Simpósio anual, atualmente de carácter internacional, promovido em conjunto com a Fundacion Codigo-Sepsis de Espanha. De salientar que em 2022 se organiza já o 27º ISS, sendo uma das organizações mais antigas nesta área na Europa.

Os nossos cursos procuram também manter os mais elevados standards pedagógicos, sendo promovida a participação individual com a metodologia de clinical problema solving, com casos adaptáveis à discussão clínica, para promoção do raciocínio clínico individual.

Salientamos também o desenvolvimento de atividades viradas para os alunos universitários e médicos recém-licenciados, para suprir carências sentidas por esses colegas.

Atualmente o Grupo encontra-se numa fase de crescimento sustentado, norteado pelos mesmos princípios, dando resposta às necessidades sentidas pela comunidade médica e pela sociedade. Planeamos continuar o processo de internacionalização, não só na formação e através do Simpósio, mas também na participação e promoção de estudos multicêntricos.

Contamos com a iniciativa e colaboração dum número crescente de associados os quais contribuem para o desenvolvimento do Grupo e para que a Infeção grave e a Sépsis sejam cada vez mais bem tratadas em Portugal inteiro.

Pela Direcção

Como Funciona?

site do Grupo de Infecção e Sepsis (GIS) destina-se a disponibilizar informação acerca das actividades do grupo, informação científica do âmbito da infecção e sepsis e também a constituir uma plataforma de discussão online (brevemente disponível) para casos clínicos ou outras questões que coloquem problemas de diagnóstico e/ou terapêutica no âmbito da área da infecção e sepsis.

Com este objectivo o site encontra-se dividido em diversas secções onde se pode aceder aos diversos serviços e recursos do GIS.

Na área principal encontra o menu principal, uma área de indentificação / registo para aceder às secções reservadas e um painel onde surgem os próximos eventos científicos considerados relevantes.

Na biblioteca (reservada a utilizadores registados) pode aceder às publicações nas quais o GIS participa, bem como a um banco de aprentações de membros do grupo que inclui slides e textos. Estão aqui disponíveis as normas de publicação da revista do GIS, bem como uma área para envio de trabalhos para publicação (brevemente disponível).

No sector da actividade poderá aceder a dados sobre o simpósio de infecção e sepsiscursos organizados pelo GIS projectos de investigação em curso (àrea reservada).

O fórum (brevemente disponível) destina-se à discussão de questões clínicas nesta área, sendo objectivo do grupo responder às perguntas aí colocadas no menor espaço de tempo possível. Trata-se de uma área de discussão pública que tem de respeitar as regras de funcionamento habituais.

Existem três níveis de acesso:

  • Nível 1: Acesso livre às áreas não reservadas.
  • Nível 2: Protegido por palavra-passe, reservado a utilizadores registados, permite aceder à biblioteca e ao fórum. Para adquirir uma palavra-chave de nível 2 basta fazer o registo online no site.
  • Nível 3: Protegido por palavra-passe a fornecer pela direcção do GIS, permite aceder à área dos projectos de investigação e a revistas de acesso reservado.

Grupo de Infecção e Sepsis (GIS) não é responsável pela utilização dos conteúdos disponibilizados no site. site é dirigido a profissionais de saúde e as informações nele contidas não devem sobrepor-se à avaliação clínica individual.

Deseja fazer parte do GIS-ID?

Preencha o nosso formulário

Deseja fazer parte do GIS-ID?

Preencha o nosso formulário